É muito importante entender que vivemos em um mundo probabilístico e não determinístico. Isto significa, que nada acontece de forma definida e repetitiva. Um mesmo evento pode ter variações de desfecho ao longo do tempo, pois variáveis importantes deste desfecho podem mudar.
Nossa responsabilidade como decisores não é apresentar uma certeza absoluta, mas sim agir sobre/ avaliar as variáveis importantes, visando tornar mais provável o desfecho que queremos construir.
Assim decidir é visar o aumento de probabilidade. Toda a tecnologia aponta para entender quais processos garantem o sucesso.
Vejamos um exemplo na agricultura. Podemos ter extrativismo ou efetiva agricultura. Podemos na agricultura, ter um bom solo ou um mau solo. Em um bom solo, podemos ter cobertura de proteção ou não. Podemos ainda ter boa insolação ou não (diferente para cada tipo de cultura). E assim por diante.
Estas descobertas e tecnologia voltada para agricultura foram passo a passo sendo criadas e TODAS colaboram em aumentar a probabilidade de sucesso na boa colheita. O fato é que não garantem a Boa Colheita, pois pode ocorrer um fato de força maior que termine com toda esta colheita. Mas a ausência destes elementos diminui em muito a probabilidade de sucesso.
Assim, decidir é agir em prol do aumento da probabilidade do desfecho que desejamos.